Modelos Digitais de Terreno a partir de imagens 2D
O levantamento topográfico de alta resolução é associado a elevados custos e tempo na aquisição de dados. Mesmo técnicas mais recentes como o LIDAR (terrestre ou aeretransportado com drones) apresentão elevado custo de execução.
Recentemente vem sendo desenvolvido técnicas de levantamento topográfico através de um método conhecido por SfM (Structure from Motion). Esse método possibilita através da aquisição de fotos 2d sobrepostas, tiradas de diferentes posições, a criação de uma nuvem de pontos 3d.
Essa técnica usa basicamente o princípio usado nas ortofotos e esterescópios para atráves da paralaxe conseguir mapear estruturas em 3d. Com o avanço da capacidade de cálculo computacional, algorítimos conseguem reconhecer as mesmas feições em diferentes fotos e calcular a distância de cada objeto e a localização de cada foto criando uma nuvem de pontos 3d.
Tendo pontos de controle com coordenadas conhecidas em solo, é possível gerar modelos digitais de terreno de grandes áreas e com grande resolução e precisão espacial.