Por que a investigação geotécnica é importante.
Muitas vezes ignorada ou subestimada as investigações geotecnicas são essenciais em qualquer obra de engenharia civil. Os dados colhidos pelos ensaios de campo e as posteriores interpretações feitas pelos geólogos e engenheiros geotécnicos são a pedra fundamental de qualquer projeto. As fundações, taludes, contenções entre outras partes da obra são calculadas com base nos resultados destas investigações.
A investigação geotécnica mais comum é a sondagem a percussão, chamada por vezes de sondagem de solo ou SPT (Stantard Penetration Test). Esse ensaio é normatizado no Brasil pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio”. A norma estabelece exatamente o equipamento e a forma que o ensaio deve ser feito, assim como os critérios e procedimentos de paralização.
A sondagem a percussão permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade e consistência dos solos.
Por ser um ensaio simples, barato e executado normalmente por poucas pessoas é comum que empresas e seus responsáveis técnicos não fiscalizem devidamente os sondadores que executam o ensaio. Com isso para economizar tempo e esforço é comum sondadores fazerem a simplificação ou até mesmo a não executar parte do ensaio, sendo que o sondador estima (como se tivesse realizado o ensaio de forma correta) o resultado. Assim procedimento tem como resultado o envio para o projetista da obra dados que não representam a realidade do terreno. As consequências desta falha podem ser graves.
Essas consequências são diretamente relacionadas a complexidade geológica do terreno. No caso de terreno com camadas horizontais, tabulares, espessas e constantes os riscos são menores, porem em terrenos onde existem camadas, ou corpos não horizontais, variação litologica e estruturação complexa esses riscos podem se tornar extremamente elevados.
adaptado de www.brasilengenharia.com.br
E quais são estes riscos?
No caso de terrenos pouco complexos os riscos podem ser somente uma variação nos volumes escavados e/ou na quantidade de concreto utilizado. Porem esses riscos podem aumentar a ponto de ocorrer rompimento de estruturas, desmoronamentos e acidentes com vítimas, além de inestimável aumento de custos com tratamentos e ajustes de projeto.
adaptado de Marcelo Denser Monteiro em: http://www.igc.usp.br/index.php?id=841
A Stratos Geologia realiza a fiscalização de todos os ensaios realizados, refazendo a perfuração caso exista qualquer suspeita de não conformidade do ensaio com a norma. Os responsáveis técnicos da Stratos e as equipes de sondagem são extremamente experientes e altamente treinados.
Então porque arriscar?
Para planejamento, execução e interpretação dos dados em ensaios geotécnicos conte com a Stratos Geologia & Sondagens, empresa que gera resultados reais e que serão a base da sua obra, antes mesmo do projeto das fundações.
Faça já seu orçamento: